domingo, 13 de novembro de 2011

TRILOGIA JOGOS VORAZES.

É dificil escrever sobre uma coisa com a qual você se identificou tanto. Foi o que aconteceu comigo e com Jogos Vorazes. Quando li a sinopse dessa série pela primeira vez na internet, me apaixonei logo de cara. Todo mundo sabe que minha série favorita é, e sempre será, Harry Potter, mas Jogos Vorazes chega bem perto disso e pelos mesmos motivos de HP. Não é só uma história. Não é só aquilo que está ali nas paginas. Existe todo um contexto por trás daquilo que as personagens vivem, um contexto mais amplo, maior que do aparenta.
Harry Potter mostra a história de um menino bruxo que luta contra um assassino, que prometeu matar-lo a todo custo, para salvar todo o seu povo, e as pessoas que ama. Além disso, percebe-se os valores do valor da amizade, do amor, da resiliência, entre outros. Jogos Vorazes é quase isso.
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Era formada por 13 distritos, e pela poderosa Capital. A Capital é o governante de Panem. O distrito 13 tentou se rebelar, e como punição a Capital destruiu-o e criou os Jogos Vorazes, uma competição que ocorre todo ano que é transmitida ao vivo pela televisão, em que uma garota e um garoto de 12 a 17 anos de cada distrito são escolhidos aleatoriamente e obrigados a participar para entrar em uma arena, onde são obrigados a lutar até a morte, até sobrar um único sobrevivente.
Katniss Everdeen é uma garota de 16 anos, que mora no distrito 12 com a mãe e a sua irmã Prim, de 12 anos. Katniss perdeu seu pai quando tinha 11 anos em uma explosão de mina e depois disso passou a sustentar sua família caçando ilegalmente pela floresta, junto com seu melhor amigo Gale. No dia da colheita (o dia em que são escolhidos os participantes dos Jogos), sua irmã mais nova acaba sendo escolhida para participar dos Jogos Vorazes, e Katniss, para proteger-la, se oferece no lugar dela. O outro participante escolhido é Peeta Mellark, um garoto de 16 anos, que estuda na mesma escola de Katniss.
Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde se encontram com os outros tributos, e então começa a luta pela sobrevivência.
A série é composta por 3 livros já lançados no Brasil: Jogos VorazesEm Chamas e A Esperança. 

JOGOS VORAZES
É o primeiro livro da série e para mim, o melhor de todos! É onde somos apresentados a todo esse universo e aos personagens. Não vou dizer que é um livro fácil de ler, porque não é. É triste viver o drama de Katniss, que arriscou a vida para proteger a irmã. Além disso, é um livro violento, com cenas fortes, que não são para qualquer um. Mas ainda tem as cenas de quebrar o coração e chorar um pouco. O final é para surpreender qualquer um.




EM CHAMAS
O segundo livro me decepcionou um pouco. Enquanto o primeiro é só ação, esse é mais parado, mais tranqüilo. Mas é onde a historia realmente se desenvolve e onde se cria toda aquela atmosfera em torno da luta contra a Capital. Na verdade, é um livro contraditório. Enquanto você está lendo, parece meio chato, pesado, repetitivo, mas quando você chega no final, vê que aconteceram muitas coisas por trás e você nem percebeu, e isso é o que faz o livro ser bom. Mais uma vez, a autora nos da um final para deixar qualquer um de boca aberta.



A ESPERANÇA
Odeio “últimos livros”. Odeio. Foi horrível ler A Esperança. O livro é muito emotivo porque é o final dessa trilogia extraordinária! É um final, vamos dizer, “épico” e satisfatório. Todas as perguntas são respondidas e é impossível conter o choro em algumas cenas. É um livro tão bom que não da para por em palavras.








JOGOS VORAZES – O FILME!

Isso mesmo! Já fizeram o primeiro filme da série, que tem estréia prevista para o dia 23 de março de 2012. o elenco conta com Jennifer Lawrence como Katniss, Josh Hutcherson (sim, aquele menino do Ponte Para Terabítia) atuando como Peeta, Liam Hemsworth (o namorado de Miley Cyrus) como Gale.

Já foram liberadas algumas fotos oficiais do filme, você pode vê-las aqui, e um teaser-trailer que foi exibido durante o VMA desse ano. Você pode conferi-lo abaixo. (Um trailer completo será exibido nessa segunda-feira pelo programa Good Morning America, e assim que estiver disponível, posto aqui para vocês verem!)



Um comentário:

  1. uma das melhores séries q já li... gnt o q é esse livro a esperança qse morro de chorar da primeira a última pagina!! adorei mesmo!!! =DD

    ResponderExcluir