quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Livros que viram filmes!

O mundo literário e o cinematográfico sempre estiveram ligados. Toda hora assistimos adaptações de livros ou de quadrinhos para a telona, e normalmente são esses filmes que acabam arrecadando maiores bilheterias. Por isso, muitos dizem que sem os livros, o cinema não seria nada.
As pessoas adoram comparar o filme com o livro! Mas não é sempre que as adaptações agradam aos fãs. Às vezes faltam partes cruciais do livro, ou personagens são cortados, mas sempre é muito divertido assistir a um filme com roteiro baseado em um livro.

Não da pra falar de livros que viraram filmes sem falar de Harry Potter. A franquia de 8 filmes foi a de maior sucesso de todos os tempos desbancando gigantes como a trilogia Star Wars em bilheteria mundial, e arrecadando 7,7 bilhões de dólares. O Senhor dos Anéis (outra adaptação de livro) vem em seguida com 2,9 bilhões de dólares. O ultimo filme da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 sozinho arrecadou US$1,327,003,359 e se tornou a terceira maior bilheteria de todos os tempos, atrás de Titanic e Avatar somente, e tem grandes possibilidades de conseguir um Oscar ano que vem.

A Saga Crepúsculo é outra adaptação muito comentada ultimamente. Os vampiros de Stephenie Meyer atraíram admiradores e criticas. Enquanto alguns amam, outros odeiam. Críticos especializados bombardeiam a saga com criticas sobre os atores, os efeitos e o roteiro. Mas isso não tira a grandiosidade em termos de bilheteria. Quando o primeiro filme chegou aos cinemas em 2008, os protagonistas foram transformados em ídolos adolescentes quase que instantaneamente. O terceiro filme “Eclipse” estreou em 2010 arrecadando cerca de 300 milhões de dólares somente nos EUA.  O ultimo livro, “Amanhecer”, foi divido em duas partes e o ultimo filme tem sua estréia marcada para o verão americano de 2012.

Eu Sou O Número Quatro é um ótimo livro e não podia ficar fora dessa lista. O filme conta com atuações de Alex Pettyfer, como John/Quatro, e Dianna Agron de Glee, como Sarah. O filme é bem fiel ao livro, e como a série é muito boa, espero que os outros livros também sejam adaptados.


Como eu disse, não da para agradar a todos, e as adaptações de Percy Jackson e de As Cronicas de Nárnia, não agradam aos fãs. O livro Percy Jackson é bem detalhado e bem escrito, enquanto o filme é supérfluo. O básico está lá, mas a essência do livro não. São omitidos fatos muito importantes para a continuação da história, e por causa do fracasso em termos de bilheteria ficou a dúvida se a continuação “Percy Jackson e o Mar de Monstros” sairia do papel. Mas o filme já foi confirmado e os atores principais retornarão a seus personagens.  



“As Crônicas de Narnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” teve boa aceitação, mas quando o segundo filme chegou aos cinemas, não desbancou na bilheteria, e os fãs alegaram que a história estava se tornando muito “adulta”, em comparação com o livro, apesar de ser um filme bom. A decepção com a arrecadação fez a Disney vender os direitos de adaptação para a Fox, que em 2010, levou “A Viagem do Peregrino da Alvorada” às telonas. 




As adaptações não param por ai. 2012 promete ser recheado de novidades nesse assunto. Dia 23 de março estréia Jogos Vorazes, que vocês já conhecem, e as filmagens da adaptação da série Os Instrumentos Mortais (é muito boa mesmo, leiam!) devem começar. Só nos resta ficar esperando mais noticías sobre esses filmes que a gente tanto ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário